O Repositório Comum, serviço disponibilizado pelo Projeto RCAAP, alcançou no primeiro trimestre de 2021 mais de 30 mil documentos. Trata-se de um repositório que se destina a Instituições do sistema científico nacional que não possuam um repositório institucional próprio, permitindo-lhes dar visibilidade à própria instituição, à sua produção científica, garantir o fácil acesso fácil conteúdo científico e preservar a sua produção.
Através do Repositório Comum, esses investigadores passam a dispor de um local onde podem depositar e tornar acessível a sua produção científica (artigos publicados, comunicações aceites e publicadas em conferências, teses de doutoramento e dissertações de mestrado aprovadas na instituição, entre outros).
Este serviço alinha os seus objetivos com os do Projeto RCAAP que tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do Acesso Aberto ao conhecimento científico em Portugal.
O Repositório Comum, serviço disponibilizado em 2009 à Comunidade, e que em 2021 completará 12 anos de existência, demonstra uma crescente evolução dos indicadores, quer em termos do número de documentos como de Instituições aderentes. Em 2009 as instituições aderentes não ultrapassavam a dezena, presentemente conta com 84 instituições aderentes (69 ativas e 15 inativas na atualização da sua comunidade no repositório).
Se no início do segundo semestre de 2017 disponibilizava 15 mil documentos, em finais de 2018 ultrapassava os 20 mil. No início de 2020 somava mais de 25 mil disponibilizando agora, em pouco mais de 1 ano, mais 5 mil publicações. Em março de 2021, 92,5% da produção disponibilizada encontra-se em Acesso Aberto, sendo as dissertações de mestrado a tipologia de publicação mais representada com 51,8%, seguidas de artigos com 25,91%. Com 79,13% das publicações, o idioma português é o mais representativo, seguido do inglês com 19,32%.
O impacto destes números efetiva-se no número de downloads e visualizações, com mais de 14 milhões[1] e 8 milhões[2] respetivamente, ao longo de 12 anos de existência.
Porém, a grandeza destes números resulta do esforço e colaboração de todos os intervenientes nos diferentes workflows deste repositório que muito contribuem para este sucesso.
Aderir ao Repositório Comum converte-se numa forma célere de integrar o Projeto RCAAP e de ter acesso a ferramentas e experiências que podem vir a servir de base a um repositório próprio.
[1] Dados extraídos das estatísticas do Repositório comum
[2] Dados extraídos do Google Analytics
Deixe uma Resposta