O projecto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) visa aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade académica e de investigação científica nacional e facilitar o acesso à informação sobre a produção científica nacional em regime de “open access”, bem como integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais neste domínio.

O RCAAP é uma iniciativa da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada pela  FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, disponibilizando mais um serviço avançado sobre a Rede de Ciência e Educação gerida pela FCCN. A execução do projecto conta ainda com a participação científica e técnica da Universidade do Minho. O projecto é financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e pela UMIC.

O conjunto de actividades desenvolvidas no âmbito do projecto RCAAP agrupa-se em torno de quatro eixos e serviços: o Portal RCAAP, o Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI), o Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) e  a Comunicação, Disseminação e Formação.

O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, nas revistas científicas e outras organizações de I&D. O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. A lista dos repositórios institucionais e revistas científicas agregados no portal pode ser consultada no Directório.

O Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) destina-se a ser utilizado por qualquer das instituições do sistema científico e do ensino superior para alojamento do seu repositório com individualização de identidade corporativa própria. O Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais é fornecido em regime ASP, isto é, assenta em infra-estruturas próprias do projecto (hardware, alojamento, conectividade, sistemas base, aplicações, segurança perimétrica, serviço de backups, monitorização e alarmístic) cuja gestão e operação é feita pela equipa de projecto.

Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) disponibiliza a publicação online de revistas científicas em Portugal, facilitando a gestão de revistas científicas e apoiando nas melhores práticas. O serviço assenta na plataforma de publicação e gestão de publicações OJS – Open Journal System, um sistema open source com uma ampla comunidade de utilizadores e forte impacto no domínio open access.

Finalmente, as actividades de Comunicação, Disseminação e Formação ocupam um espaço fundamental no projecto RCAAP, sendo desenvolvidos inúmeros materiais e iniciativas para divulgar e promover o Open Access e os repositórios e facilitar a sua utilização.