Universidade do Porto acolheu reunião geral do RCAAP

Os Estados da arte sobre Repositórios Científicos de Dados e sobre Teses e Dissertações marcaram a última reunião geral do RCAAP, realizada dia 1 de Julho, nas instalações da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e que contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas representando 24 instituições nacionais.

As reuniões gerais do RCAAP são o momento privilegiado para informação, análise e avaliação do projecto, com recolha do feedback dos representantes das várias instituições aderentes. Nesta última reunião aproveitou-se para propor e receber sugestões de novas funcionalidades, nomeadamente nos domínios da recuperação de referências bibliográficas, partilha de informação nas redes sociais, consulta de registos por autor e visualização do factor de impacto e número de citações. Algumas das outras novidades apresentadas advêm das integrações Degóis – com o envio do registo bibliográfico para o currículo do autor e a consulta do currículo do autor, e da cooperação luso-brasileira – com a inclusão da produção científica brasileira, a criação de colecção de teses & dissertações e a ligação ao directório luso-brasileiro.
A reunião dedicou especial atenção ao ponto da situação do projecto RCAAP, mas também se centrou nos desenvolvimentos do Open Access e parcerias em curso, com destaque para a declaração de Alhambra, OpenAIRE e cooperação Luso-Brasileira. Neste domínio foi apresentado o directório Luso-Brasileiro de  Repositórios e destacada a nova dimensão Luso-Brasileira da conferência do Acesso Livre ao Conhecimento. Concretamente, no ponto de situação do projecto RCAAP, a atenção recaiu na integração com o DeGóis, nos indicadores Helpdesk e no próximo Upgrade do DSpace.
A sessão de reflexão dedicada aos Repositórios Científicos de Dados, moderada por Pedro Guedes de Oliveira, contou com a apresentação do relatório do estado da arte, elaborado por uma equipa de trabalho constituída por Cristina Ribeiro, Eloy Rodrigues, Eugénia Matos Fernandes e Ricardo Saraiva, e que será brevemente publicado no site do projecto RCAAP.
José Carvalho apresentou o estudo do estado da arte sobre Teses e Dissertações, a publicar brevemente, numa sessão coordenada por João Gomes e que teve como objectivos a análise do panorama mundial e a definição de directrizes para projecto piloto de teses e dissertações.
No decurso da reunião foram ainda apresentados os desenvolvimentos no projecto Blimunda, que visa registar a política das editoras e revistas científicas nacionais relativamente ao auto-arquivo em repositórios institucionais, e que pode ser consultado em http://sites.google.com/site/projectoblimunda.
A OpenAccessWeek 2010, evento previsto para a semana de 18 a 24 de Outubro, mereceu também um momento de destaque no parte final da reunião, porque se pretendem dinamizar acções de promoção e divulgação nacional no domínio do acesso livre ao conhecimento que possam gerar impacto a nível académico e científico e mobilização dos profissionais envolvidos.

Anúncios

One thought on “Universidade do Porto acolheu reunião geral do RCAAP

  1. Pingback: Tweets that mention Universidade do Porto acolheu reunião geral do RCAAP « Blog RCAAP -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s