Nos passados dias 13 e 14 de Maio realizou-se em Granada, Espanha, o seminário “Policies for the development of OA in Southern Europe”, organizado pela FECYT (Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología). Este seminário ocorreu na sequência da actividade do SELL (Southern European Libraries Link), organização que representa os consórcios de bibliotecas de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia, no domínio do Open Access. O SELL promoveu a realização de relatórios nacionais sobre a situação do Open Access nos países que representa, durante o ano de 2009. No caso de Portugal o relatório “Open Access in Portugal: a state of the art report” foi realizado no âmbito do projecto RCAAP.
O seminário , cujo objectivo era a análise de políticas comuns para a promoção do Open Access no Sul da Europa, reuniu cerca de quarenta participantes, organizados em seis delegações nacionais. A delegação portuguesa foi composta por:
- Carlos Fiolhais – Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
- Clarisse do Céu Pais – Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança
- Eloy Rodrigues – Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho
- João Mendes Moreira – Gestor do Projecto RCAAP (FCCN)
- Lígia Maria Ribeiro – Pró-Reitora da Universidade do Porto
- Pedro Guedes Oliveira – Membro do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional
A delegação portuguesa. Da esq. para a direita: Carlos Fiolhais, João Moreira, Clarisse Pais, Lígia Ribeiro, Pedro Guedes Oliveira, Eloy Rodrigues
Em resultado do debate, realizado maioritariamente em quatro grupos de trabalho, foi produzida uma Declaração que contém recomendações de políticas e um plano de acção para o desenvolvimento do Open Access no Sul da Europa. A Declaração do Alhambra, como foi “baptizada”, bem como toda a documentação relacionada com este evento está disponível no Website do Seminário.
1 Pingback