Com origem na Catalunha, Espanha, a data começou a ser celebrada em 1926 em comemoração do nascimento do escritor espanhol Cervantes.
Já mais tarde, em 1995, por decisão da UNESCO o dia 23 de abril foi escolhido para Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de nesse mesmo dia se assinalar o falecimento de importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, que deixaram à Humanidade um importantíssimo património literário.
Neste dia celebra-se também o Direito de Autor, reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
Portanto, este dia tem por objetivo incentivar as pessoas, especialmente os mais jovens “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
Com este alinhamento, o portal RCAAP recomenda e aconselha a consulta de alguns temas, entre outros:
Deixe uma Resposta