Portal RCAAP antecipa as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril

cravosGrândola, Vila Morena” e “E Depois do Adeus” são, indiscutivelmente, canções emblemáticas do 25 de abril de 1974.

Mas o que foi e o que significa o 25 de abril de 1974, passados 40 anos?

A data refere-se a um período da história de Portugal em que se celebra a revolta dos militares que, a 25 de abril de 1974, levaram a cabo um golpe de Estado Militar, depondo o regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava o país desde 1933, dando início a um processo que terminou com a implantação de um regime democrático.

Esse Movimento de Forças Armadas era composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial, por estudantes universitários e pelo apoio da população portuguesa que, para além da implementação do regime democrático, instauraram a nova Constituição a 25 de abril de 1976.

Após a revolução, a Junta de Salvação Nacional nomeou como Presidente da República António de Spínola e como Primeiro-Ministro Adelino da Palma Carlos. Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, ficando esse período conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Passados 40 anos sobre a “revolução dos cravos”, como ficou conhecida, a importância da data para os portugueses e para Portugal, parece ser diferente…

Mas, o 25 de Abril trouxe-nos, acima de tudo, liberdade de expressão. É nesta base que o portal RCAAP pode recomendar a consulta dos seguintes temas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s