Antecipando as comemorações da Páscoa do próximo fim de semana, o portal RCAAP recomenda a consulta dos temas:

Tendo origem no termo Hebraico Pessach, a Páscoa é considerada a festividade mais importante  para a religião cristã. É durante os 40 dias que antecedem a efeméride, período conhecido como Quaresma, que os cristãos se dedicam à penitência para recordar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

É na Páscoa que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte na cruz, que terá ocorrido em 30 ou 33 dC.

Segundo nos lembra a história, a Páscoa já era comemorada antes da época do Jesus Cristo pelo povo Judeu que comemorava a sua libertação da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos.

Aliás, segundo nos relata a Bíblia, o próprio Jesus participou em várias celebrações pascoais, sendo a mais conhecida a “Última Ceia” onde participou da comunhão do corpo e do sangue, simbolizados pelo pão e pelo vinho.

Para além da parte religiosa, esta época também é propícia a tradições. Desde o pintar de ovos à feitura de doces, são duas realidades que se cruzam nesta época.