Decorreu dia 9 de Dezembro de 2009, no Instituto Politécnico de Bragança, no Auditório Alcínio Miguel – ESTiG, uma conferência sobre: Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis – Sistema de Curricula Científicos.

Esta iniciativa foi presidida pelo Vice-Presidente do IPB, Prof. Doutor Orlando Rodrigues. Contou com a presença do Vice-Presidente do IPB Prof. Doutor Luís Pais, dos Directores da ESA, ESTiG, Saúde e ainda um representante do Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe e alguns docentes/investigadores do IPB.

Esta conferência teve como objectivo principal ser uma reflexão congregadora de temas: Open Access, Repositórios e Plataforma nacional de ciência e tecnologia – DeGóis.

Tratou-se, igualmente, de argumentar que o depósito e o acesso à informação científica podem processar-se de formas inter-ligadas, permitindo assim aos geradores da produção científica melhorarem a sua visibilidade e economizarem tempo.

Durante esta sessão foram apresentadas as seguintes comunicações:

  • Introdução ao Open Access – Dr. Eloy Rodrigues – SDUM – Universidade Minho
  • O Open Access em Portugal – Dr. Ricardo Saraiva – SDUM – Universidade Minho
  • Apresentação do Projecto RCAAP – Engº João Moreira – FCCN
  • A Biblioteca Digital do IPB – Repositório – Dra. Clarisse Pais – IPB
  • Sistema de curricula científicos DeGóis – Prof. Doutor Leonel Santos – Universidade Minho

O Instituto Politécnico de Bragança  implementou em 2007 uma política de auto-arquivo, cuja alteração está a  ser equacionada, no sentido de evoluir para um mandato, com a obrigatoriedade de depositar os documentos dos membros do IPB no seu repositório.

A Biblioteca Digital do IPB – Repositório em paralelo com outros repositórios institucionais tem como principais objectivos ser integrador e promover a visibilidade dos resultados da investigação do IPB, reforçando a sua imagem enquanto produtor de ciência e conhecimento;

Disponibilizar essa informação de uma forma livre e gratuita em formato digital, conforme preconiza a Política de Auto-Arquivo do IPB e a Declaração de Berlim e ainda preservar a memória intelectual do IPB.

Uma das mais-valias na integração do RCAAP é de facto a pertença a uma rede nacional, dando assim maior visibilidade à produção científica do IPB. Em relação à Plataforma DeGóis, há uma interligação com a Biblioteca Digital do IPB e com todos os repositórios pertencentes ao serviço de alojamento do RCAAP e vice-versa, o que permite uma mais-valia para que os produtores da ciência poupem tempo na actualização dos seus currículos.

Clarisse Pais

Administradora do Repositório do IPB