O RCAAP orgulha-se que o Repositório Comum tenha atingido a notável taxa de cumprimento de 94.11% no depósito legal de teses e dissertações. Estes dados reportam ao final do ano de 2023 e foram disponibilizados pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). No final de 2022 a taxa de cumprimento foi de 85.70%.

Esta conquista reflete o compromisso contínuo das instituições em consolidar boas práticas ao longo dos anos. Esse esforço conjunto tem contribuído para um aumento consistente no cumprimento do depósito deste tipo de produção científica.

Apesar dos sucessos alcançados, reconhecemos que há espaço para melhorias e crescimento contínuo. Recomendamos que as instituições consultem o manual de boas práticas disponível aqui, especialmente em casos de dúvidas.

Salientamos que caso não se disponibilize de imediato o identificador TID aquando da realização dos depósitos, poderá inseri-lo mais tarde após disponibilização dos depósitos, na edição dos metadados. O procedimento é simples e pode ser consultado aqui.

Recordamos que o Repositório Comum é um serviço partilhado, e os esforços individuais de cada instituição contribuem significativamente para os números positivos da comunidade como um todo.

Parabéns a todos os envolvidos, pois juntos somos mais fortes! 😉

Dúvidas acerca deste ou de outro/s assunto/s?! Contacte-nos!