Foi disponibilizado recentemente o relatório anual 20/21 (1 de Julho de 2020 – 30 de Junho de 2021) do DSpace, com particular destaque para os desenvolvimentos e implementações do DSpace 7.

No último ano, a comunidade constituída cooperativamente por mais de 60 participantes, liderada pela LYRASIS, Atmire e 4Science realizou vários lançamentos Beta do DSpace 7 que levou à versão oficial do DSpace 7.1. Esta última versão foi lançada no inicío do mês de novembro.

Recordamos que o DSpace é um software de código aberto utilizado para a criação de repositórios de Acesso Aberto centrado no armazenamento a longo prazo, acesso e preservação de conteúdos digitais. Com uma história de 19 anos e com um forte apoio dos membros e participação ativa de organizações localizadas em todo o mundo.

O desenvolvimento do DSpace é impulsionado pela sua comunidade global. Representantes de organizações membros planeiam, implementam, desenvolvem e sustentam o DSpace com contributos de grupos comunitários como o Grupo Director DSpace, Grupo de Liderança DSpace, DSpace Committers, DSpace Community Advisory Team (DCAT), DSpace Marketing Stakeholder Group e DSpace Ambassador Programme.

A Comunidade DSpace é a maior comunidade de repositório de código aberto a nível mundial. Lê-se no relatório que existem 3051 instâncias registadas, ou seja, um aumento de 4% em relação ao ano passado. É possível que haja muitas mais instâncias DSpace em funcionamento que não tenham sido registadas.
O registo encontra-se disponível em: registry.duraspace.org/registry/dspace

Os membros do DSpace são parceiros activos dentro da comunidade que se disponibilizam a liderar, desenvolver, documentar, contribuir e investir de forma a garantir a sustentabilidade e o avanço contínuo do programa DSpace. Entre 2020 e 30 de Junho de 2021, o DSpace ganhou 4 membros:

Isto eleva o número total de membros do DSpace para 93.
A lista completa dos membros que apoiam o DSpace, encontra-se disponível aqui.

Neste último ano, o grupo de trabalho do DSpace 7 fez progressos bastante consistentes. Os desenvolvimentos do DSpace têm sido assegurados pelos membros Atmire, 4Science e FCT/RCAAP.

Para saber mais poderá consultar um artigo anteriormente publicado aqui no Blog ou no próprio relatório.

Mais detalhes outras informações, aceda a: https://duraspace.org/dspace/

Este artigo foi redigido com base no relatório do DSpace “Annual Report FY2020-21