Na Semana Internacional do Acesso Aberto, o JISC e a COAR (Confederation of Open Access Repositories) – juntamente com as redes regionais LA Referencia (América Latina), LIBSENSE (África) e OpenAIRE  (Europa) – apelam a que todos os Gestores de repositórios atualizem os registos no OpenDOAR.

O que é o OpenDOAR?
Trata-se de um diretório de repositórios de Acesso Livre. Aloja repositórios que disponibilizam Acesso Livre e gratuito aos resultados e recursos académicos. Tendo por base as estatísticas que a plataforma disponibiliza, em outubro de 2021 são 5754 o número total de repositórios registados, lista liderada pelos Estados Unidos da América, com 913 registos. Portugal surge na 23ª posição com 60 registos. Ainda de acordo com os dados que disponibilizam, a plataforma de Software mais utilizada é o DSpace (39%), seguida do EPrints (11%). Em termos de conteúdo os artigos de revistas são os mais disponibilizados (4035), seguido de teses e dissertações (3328).

Atualizar o repositório é importante? Sim!
Proporciona visibilidade aos repositórios, aos autores e, por inerência, às instituições.

Para mais informações sobre como atualizar os registos sugerimos a consulta da informação disponibilizada em: https://www.coar-repositories.org/news-updates/a-global-call-for-opendoar-updates/

Repositories are important infrastructure for open science. They advance equity and diversity in scholarly communications because they are localized and can respond to different users’ needs. They also exemplify the key role institutions play in preserving, curating, and making accessible content that would otherwise be unavailable to the world. A comprehensive and accurate directory of repositories is critical for demonstrating the breadth of the global repository network and to enable the adoption of value added services for repositories.
Kathleen Shearer - Executive Director COAR