Para muitos de nós, o verdadeiro significado da Revolução de Abril está enfraquecido, parece até ter pouco significado. Algo que aconteceu na história do país, como tantos outros acontecimentos que fizeram o rumo da história coletiva ser diferente. Somos novos! Não vivenciamos o antes e o depois da Revolução, não sabemos o que é não ter Liberdade! Não sabemos o que é não ter os mesmos direitos. Não sabemos o que é viver ensombrados pelo recrutamento militar para as Colónias, pela fome, pobreza, …
Não temos tempos de comparação.

Mas, para todos aqueles que em 25 de abril de 1974 já eram adultos, o que representa esta data?
Liberdade! Liberdade! Liberdade!

Apesar de atravessarmos um período de movimentos condicionados e de muito isolamento social, não existe grau de comparação com “esta falta de liberdade”.
O 25 de abril de 1974 trouxe-nos igualdade de género, reconhecimento do direiro das mulheres e, principalmente, liberdade de circulação, liberdade de expressão e de manifestação.

Porém, hoje, dia 24 de abril de 2020, volvidos 46 anos, talvez muitos de nós, novos e velhos, sintam que ter liberdade, afinal, não é algo que tenhamos como dado adquirido!…

Consultemos e reflitemos sobre a temática com a informação que o Portal RCAAP disponibiliza. Sugerimos alguns termos, poderão encontrar outros:

Liberdade / 25 de Abril / Democracia / Cravos / Revolução de Abril / Estado Novo / Salazar

O dia de amanhã, trará muitas recordações e lágrimas ao canto do olho. Ouçamos Grândola, Vila Morena e E Depois do Adeus.