UNIO – EU Law Journal surge no âmbito da Cátedra Jean Monnet designada “Citizenship of rights: European citizenship as the fundamental status of nationals of the Member States”, tendo como apoio científico o Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) da Universidade do Minho.

Trata-se de uma revista em suporte eletrónico, de livre acesso, com peer review e aceita artigos inéditos em língua inglesa.

Citando a Equipa Editorial “Esta revista, tanto quanto julgamos saber, é a primeira revista bilingue (Inglês/Português) de direito da União Europeia, e uma das primeiras revistas jurídicas portuguesas a seguir os padrões internacionais de credibilidade científica, nomeadamente arbitragem cega (peer-review). Tenciona, portanto, estimular a qualidade da investigação portuguesa em direito da União Europeia, promovendo o intercâmbio de ideias e conhecimento entre estudiosos de várias nacionalidades. Sendo uma revista online de livre acesso, terá muito maior impacto e será certamente uma ferramenta útil para académicos, estudantes e operadores jurídicos”.

Presentemente possui 37 registos agregados no Portal RCAAP.