Repositório Comum com website renovado

O Repositório Comum é um dos serviços disponibilizados pelo projeto RCAAP que mais tem crescido, ao nível de consultas e de downlodas, desde que foi criado em 2009. Presentemente conta com 4730 documentos agregados no portal RCAAP de 38 instituições aderentes.

Repositório_Comum_Página_principal_renovadaDestina-se aos investigadores afiliados em instituições do sistema científico nacional (designadamente, centros de investigação públicos ou privados, universidades, institutos politécnicos) que não possuam repositório institucional próprio. Através do Repositório Comum, esses investigadores passam a dispor de um local onde podem arquivar e tornar acessível a sua produção científica (artigos publicados, comunicações aceites e publicadas em conferências, teses de doutoramento e dissertações de mestrado aprovadas).

A adesão ao Repositório Comum é gratuita e é realizada pelas próprias instituições.

À semelhança do que já aconteceu com o Repositório do IPBeja e com o Repositório do Hospital de Braga, atuais SARI´s, a integração no Repositório Comum pode constituir-se como base futura de um repositório próprio.

Assim, a adesão ao Repositório Comum por parte das instituições é uma forma rápida e prática de se associarem ao movimento do Acesso Aberto e ao projeto RCAAP.

Poderá ser a solução para o cumprimento da futura Portaria que irá regulamentar o Dec-Lei 115/2013 de 7 de agosto, em que prevê que as teses de doutoramento e dissertações de mestrado fiquem sujeitas ao depósito de uma cópia digital num repositório integrante da rede RCAAP.

Por outro lado, o Repositório Comum permite cumprir com os requisitos da Política de Acesso Aberto da FCT. Este documento de carácter vinculativo estabelece as regras a observar pelos investigadores no âmbito da publicação científica resultante de investigação financiada, total ou parcialmente, pela FCT. A Política determina que estas publicações devem ser depositadas na sua forma integral para permitir o acesso livre e sem custos ou restrições de conteúdo, a qualquer utilizador.

Informações mais detalhadas sobre o Repositório Comum podem ser encontradas aqui ou questionadas através do comum@rcaap.pt.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s