COAR: uma nova organização para promover o Open Access

Signatários da fundação da COARFoi hoje formalmente constituída, em Gent na Bélgica, uma nova organização para promover o acesso livre à literatura científica: COAR –  Confederation of Open Access Repositories.

A nova organização pretende promover e apoiar a expansão do Open Access através do desenvolvimento de normas e recomendações internacionais de interoperabilidade, advogando políticas de Open Access de organismos financiadores e instituições e trabalhando para aumentar as taxas de depósito e auto-arquivo nos repositórios.

A COAR foi fundada hoje de manhã, com a assinatura formal da constituição e a realização de uma primeira Assembleia Geral (onde foi eleito o primeiro Executive Board), por 28 organizações interessadas e activas no domínio do Open Access, de vários países europeus, bem como do Canadá, China, Estados Unidos e Japão.

Entre os 28 fundadores da COAR contam-se as duas organizações portuguesas com responsabilidade executiva no projecto RCAAP: a Fundação para a Computação Científica Nacional e a Universidade do Minho.

A Confederation of Open Access Repositories irá agora procurar alargar significativamente o número dos seus membros e estabelecer um plano de trabalho para o próximo ano. Certamente voltará a ser tema de outros posts neste blog.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s