Foi hoje formalmente constituída, em Gent na Bélgica, uma nova organização para promover o acesso livre à literatura científica: COAR – Confederation of Open Access Repositories.
A nova organização pretende promover e apoiar a expansão do Open Access através do desenvolvimento de normas e recomendações internacionais de interoperabilidade, advogando políticas de Open Access de organismos financiadores e instituições e trabalhando para aumentar as taxas de depósito e auto-arquivo nos repositórios.
A COAR foi fundada hoje de manhã, com a assinatura formal da constituição e a realização de uma primeira Assembleia Geral (onde foi eleito o primeiro Executive Board), por 28 organizações interessadas e activas no domínio do Open Access, de vários países europeus, bem como do Canadá, China, Estados Unidos e Japão.
Entre os 28 fundadores da COAR contam-se as duas organizações portuguesas com responsabilidade executiva no projecto RCAAP: a Fundação para a Computação Científica Nacional e a Universidade do Minho.
A Confederation of Open Access Repositories irá agora procurar alargar significativamente o número dos seus membros e estabelecer um plano de trabalho para o próximo ano. Certamente voltará a ser tema de outros posts neste blog.
Deixe uma Resposta