11 de novembro, dia dedicado a São Martinho. Mas, quem foi São Martinho?!
Corria o ano de 337 do século IV, um dia de outono tempestuoso. Reza a lenda que nesse dia um cavaleiro Gaulês chamado Martinho encontrou um mendigo à beira de uma estrada, o qual lhe pediu uma esmola. Sem nada para lhe oferecer cortou a meio a sua capa e ofereceu parte ao mendigo. Nesse mesmo momento a tempestade que se fazia sentir deu lugar a um sol radioso.
Esse momento ficou conhecido como “verão de São Martinho”. Desde esse momento, por altura do dia 11 de novembro aguarda-se que o tempo mais frio e, por vezes, mais chuvoso dê lugar a dias mais solarengos.
É devido a esta lenda que no dia 11 de novembro se comemora o dia de São Martinho. O facto do dia coincidir com a época do ano em que se terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas, nomeadamente, da castanha e do vinho, leva a que esta festa tenha toda uma componente que tende a prevalecer e a enraizar-se ainda mais.
Trata-se de uma efeméride muito acarinhada pela população em geral, não só pelo facto de se realizarem diversas atividades alusivas ao assar as castanhas e provar vinhos um pouco por todo o país, como pela lenda que sustenta todas as tradições.
Liturgicamente o dia de São Martinho também se celebra a 11 de novembro, dia em que o Santo, falecido em 397 foi a enterrar em Tours, França. A sua generosidade e humildade em ajudar os desfavorecidos fizeram dele um dos santos mais queridos da população. Durante a Idade Média e até uma época recente, era um dos santos mais popular de França. Aliás, esta efeméride celebra-se não só em Portugal como em outros países como Itália, Espanha e Alemanha.
Ainda hoje a sua lenda continua a ser fonte de inspiração:
- No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho;
- No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho;
- Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho;
Deixe uma Resposta