O que foi e o que significa o 25 de abril de 1974, passados 45 anos?

A Revolução de 25 de Abril, conhecida também como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril foi marcada indubitavelmente por canções emblemáticas, como Grândola, Vila Morena e E Depois do Adeus.

No entanto, a Revolução de Abril foi muito mais. Foi um período da história de Portugal em que se celebrou a revolta dos militares que, a 25 de abril de 1974, levaram a cabo um golpe de Estado Militar, depondo o regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava o país desde 1933, dando início a um processo que terminou com a implantação de um regime democrático.

Porém, para quem nasceu posteriormente a essa data, a Revolução dos Cravos, parece ter pouca significância, longínqua e até difícil de contextualizar e de imaginar o que era viver em tempos de guerra, fome, pobreza,…. Para quem viveu o antes e o depois deste frenético dia, será, certamente, “assaltado” durante o dia de amanhã por memórias coletivas que ficaram na história como o dia em que Portugal caminhou a passos largos para a democracia.

Mas, o 25 de Abril trouxe-nos, para além da igualdade de género, do reconhecimento do direito das mulheres, acima de tudo, liberdade de expressão e de manifestação. Por estas razões sobe uma escrita feminina é que o Portal RCAAP sugere e recomenda vários, entre outros, temas: