Lançamento do Manual de Formação em Ciência Aberta

Em jeito de prenda de Natal antecipada, anunciamos o lançamento do Manual de Formação em Ciência Aberta, desenvolvido no âmbito do projeto FOSTER Plus.

O Manual de Formação em Ciência Aberta, foi inicialmente escrito por 14 autores num booksprint em Hannover, em fevereiro de 2018, e posteriormente traduzido para Português por 23 tradutores e encontra-se agora disponível via Gitbook e em formato mobi.

O Manual está estruturado em 3 secções principais. A primeira, Introdução à Ciência Aberta introduz os principais temas da Ciência Aberta.  A segunda,  Sobre Aprendizagem e Formação apresenta-se uma visão geral das teorias pedagógicas e estratégias de formação  e orientação prática na elaboração de um curso. Finalmente,  a secção Exemplos e Orientação Prática, inclui exercícios práticos para incorporar em  eventos de formação.

O Manual visa apoiar todos aqueles que pretendam organizar e acolher ações de formação mais eficazes, participadas e interativas, e assim promover a adoção de práticas de investigação abertas. O Manual de Formação em Ciência Aberta é disponibilizado com a Licença CC 0 para facilitar a sua reutilização.

Tratando-se de um documento vivo, o Manual estará em atualização (nomeadamente no que diz respeito aos exercícios práticos) nos próximos meses, estando em ponderação a possibilidade de produzir uma versão portuguesa (e não apenas a tradução do original em inglês) durante o ano de 2019.

Post escrito por: Eloy Rodrigues – Universidade do Minho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s