O resultado das investigações desenvolvidas no âmbito de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado amplia o conhecimento em áreas específicas e é um contributo essencial para o desenvolvimento de novos trabalhos.
Apesar de alguma desconfiança dos autores na disponibilização dos seus trabalhos em acesso aberto, o interesse nas Teses e Dissertações tem vindo a revelar-se nos números crescentes destas coleções nos Repositórios institucionais. A gestão desses dados é cada vez mais importante, dando sustento aos resultados que serão discutidos nas publicações académicas e que podem servir de base para novos projetos.
Esta preocupação na gestão deste tipo de trabalhos tem tido a nível internacional e nacional um empenho cada vez maior no sentido da sua disseminação, gestão e preservação a longo prazo, considerando ainda neste caso a autenticidade promovida pela instituição gestora do repositório.
É precisamente este trabalho de agregar e difundir em todo o mundo a informação das Teses e Dissertações que os portais internacionais DART-Europe, NDLTD ou OATD (entre outros) pretendem realizar. A nível nacional, foram desenvolvidas diligências ao nível da reformulação do processo de depósito legal dos trabalhos através da publicação do decreto-lei n.º 115/2013 de 7 de agosto e posteriormente da Portaria que o irá regulamentar, cujo objetivo é enfatizar categoricamente a importância do tratamento e preservação dos trabalhos científicos, assim como a sua disseminação em acesso aberto.
Deixe uma Resposta