Notícias da Confederation of Open Access Repositories (COAR)

COAR

Realizou-se nos dias 21 e 22 de março de 2014, em Roma, uma reunião do COAR (Confederation of Open Access Repositories). O encontro reuniu representantes de Austrália, Canadá, China, Europa, América Latina e Estados Unidos.

Desta reunião  destaca-se a importância de se criar uma infraestrutura global, para além das fronteiras geográficas. Contudo, tem vindo a realizar-se um esforço geral para a criação de redes de repositórios que permitem o acesso a conteúdos de investigação como artigos e dados. São uma importante fonte de informação para governos, agências de financiamento e instituições para que se perceba o impacto da investigação financiada por estes organismos.

As redes de repositórios regionais representam os contextos locais e diferem muitas vezes entre elas. Conseguir um alinhamento destas redes irá permitir a troca de informação e de dados, melhorando o acesso aos conteúdos entre as regiões e permitindo extrair o máximo de valor dos resultados da investigação.

É neste contexto que se irá realizar nos próximos dias 21 e 22 de maio, em colaboração com o OpenAIRE , no Museu da Acrópole em Atenas, o Encontro Anual do COAR que irá centrar-se nas formas como as infraestruturas de Acesso Aberto estão a ser implementadas em todo o mundo.

As sessões irão focar-se na interseção entre os repositórios e as bibliotecas, incluindo os serviços que estas podem prestar aos investigadores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s