Antecipando o Dia Internacional da Mulher, o portal RCAAP recomenda o acesso a documentos relacionados com os temas: mulher; feminino; educação feminina; direitos das mulheres.
Historicamente, a ideia da existência do dia Internacional da Mulher surge na viragem do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).
Indiscutivelmente, o papel da mulher no desenvolvimento sustentável da sociedade já não é um tema apenas teórico ou uma discussão meramente intelectual. É um facto objetivo e urgente, que une as mulheres de todo o mundo na consciencialização do seu papel.
A importância do tema é inquestionável e é um dos objetivos do milénio da Organização das Nações Unidas (ONU).
7 de Março de 2014 at 15:59
Sendo um blog português, gostava de ter lido isto em português de Portugal… com “milénio” em vez de “milênio”… e “facto” em vez de “fato”.