Um Milhão de Downloads na Biblioteca Digital do IPB

A Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança atingiu UM MILHÃO DE DOWNLOADS da sua produção científica!

O interesse que o Instituto Politécnico de Bragança demonstra pelo repositório e pela promoção do acesso aberto à literatura científica é revelador nestes números que apenas comprovam o seu papel dinamizador do acesso aberto em Portugal.

O elevado número de downloads do Brasil demonstram a prevalência da língua portuguesa no repositório do IPB.

Percurso da Biblioteca Digital do IPB:

2006 – Criação do repositório.

2009 – Candidatura ao RCAAP e SARI

2010 – Aprovada a Política de Auto-Arquivo de Publicações na Biblioteca Digital do IPB. Adotou-se uma política de obrigatoriedade para o depósito de todas as publicações produzidas pelos docentes/investigadores sendo o depósito dos documentos efectuado por auto-arquivo.

Em 2011 através do Regulamento nº 14/2011 – Desempenho do Pessoal Docente do Instituto Politécnico de Bragança, a obrigatoriedade de depositar e fornecer o handle associado à produção científica produzida, no sentido em que são apenas considerados os artigos depositados na Biblioteca Digital do IPB.

Desde que esta medida foi tomada, houve um aumento de depósitos e a Taxa de Variação é positiva em 134,54%, passando de 1433 depósitos em 2010 para 3361 depósitos em 2011.

A sustentabilidade e crescimento da Biblioteca Digital do IPB estão assegurados pelas medidas, tomadas ao longo dos anos pelo IPB, de apoio ao repositório institucional e ao livre acesso. O número de downloads aumentará naturalmente porque a visibilidade dos conteúdos nos motores de busca e em agregadores de informação científica é assegurada.

O número elevado de downloads só é conseguido pois 86,35% da produção científica do repositório se encontra em acesso aberto para qualquer utilizador.

Parabéns à Biblioteca Digital do IPB e principalmente aos docentes e investigadores do Instituto Politécnico de Bragança!

Clarisse Pais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s