Este post procura descrever as expectativas com o Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) do projeto RCAAP bem como o trabalho desenvolvido, dificuldades e resultados.
Expectativas com o SARC:
A possibilidade de integração da revista Motricidade no projeto SARC veio contribuir para um dos mais pretendidos interesses da equipa editorial: integrar uma plataforma OJS que facilitasse o processo editorial e de divulgação da revista.
Deste modo, foi com muito agrado que recebemos a informação de aprovação da candidatura, passando a integrar o primeiro lote de revistas selecionadas.
Sendo o projeto constituído por elementos com vasta experiência nos domínios da criação e manutenção de repositórios, desde logo priorizámos o propósito de produção e atualização da plataforma OJS em colaboração com a equipa SARC, de modo a usufruir o mais rápido possível das suas valências e funcionalidades.
Trabalho desenvolvido, dificuldades e resultados
No plano editorial, a revista Motricidade recebe mais de 200 submissões de artigos por ano, o que representa uma enorme quantidade de tempo e trabalho necessário para a leitura, revisão e edição destes trabalhos, bem como, um vasto conjunto de correspondências com autores, revisores e editores de seção. Como tal, a possibilidade de utilização do sistema OJS surge como uma mais-valia para todo este processo editorial, pelo que o trabalho com a equipa SARC tem sido desenvolvido em duas principais fases: (i) formação e implementação da plataforma OJS e (ii) produção e rentabilização das funcionalidades do sistema. Neste âmbito, o constante contato e apoio da equipa (principalmente pelo helpdesk) tem contribuído sobremaneira para este processo, além de proporcionar um apoio técnico especializado em outras questões decorrentes da utilização do OJS.
As principais dificuldades têm sido a configuração/parametrização da revista de modo usufruir de algumas das suas funcionalidades (atribuição do registo CrossRef/DOI e compatibilidade com outros repositórios – ex. DOAJ) e a integração dos números anteriores publicados pela revista na plataforma. Contudo, após o primeiro trimestre de utilização deste sistema, não poderíamos deixar de realçar a satisfação e agrado pela possibilidade de implementação e utilização da plataforma OJS, aproveitando para agradecer e reconhecer publicamente o contributo excecional da equipa SARC nesta importante fase da “vida” editorial da Revista Motricidade.
Sobre a revista:
A revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2182-2972) é uma publicação científica trimestral, propriedade da Fundação Técnica e Científica do Desporto. A política editorial da revista visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico de caráter teórico e empírico nas áreas científicas do desporto, psicologia e desenvolvimento humano, e saúde, adotando sempre que possível uma natureza interdisciplinar. Deste modo, a revista Motricidade adota uma política de acesso livre/aberto (open access) a todo o conteúdo publicado, promovendo a consulta gratuita dos artigos, assim como, facilitando a divulgação do trabalho desenvolvido pelos autores/investigadores.
A revista Motricidade iniciou a sua publicação em Janeiro de 2005. Desde então, orgulha-se de contribuir extensivamente para a divulgação e discussão técnica e científica das áreas da saúde e desporto, com especial realce no contexto luso-brasileiro, estando atualmente indexada em diferentes bases de dados nacionais e internacionais.
Helder Miguel Fernandes (Editor-Chefe) e José Vasconcelos-Raposo (Diretor)
Revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2182-2972)
Deixe uma Resposta