10 de Abril de 2012
Versão original da Press Release publicada no CORDIS Wire.
MedOANet – políticas de Acesso Aberto coordenadas na Europa Mediterrânea
A coordenação das estratégias, políticas e estruturas nacionais e regionais de Acesso Aberto nos seis países do Mediterrâneo – Grécia, Itália, França, Espanha, Portugal e Turquia – é o principal objetivo do MedOANet (Mediterranean Open Access Network), um projeto de dois anos financiado pelo 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia, no âmbito do programa Ciência e Sociedade.
Para esse propósito o projeto pretende fortalecer, expandir e sistematizar as atividades da rede já existente de parceiros dos países Europeus do Mediterrâneo. O consórcio MedOANet engloba nove países: Grécia, Itália, França, Espanha, Portugal, Turquia, Alemanha, Holanda e Reino Unido, estes dois últimos com uma experiência significativa em questões do Acesso Aberto.
O projeto MedOANet irá identificar estratégias, estruturas e políticas nos seis países do Mediterrâneo através da realização de questionários cujos resultados serão mapeados num sistema online, designado por ‘Mediterranean Open Access Tracker’, disponibilizado no portal do projeto recentemente lançado (www.medoanet.eu). Esta importante ferramenta será concebida como uma base de dados online, expansível e interoperável com o potencial de se tornar um observatório virtual de Acesso Aberto autossustentado dos países do Mediterrâneo, assim como dos países circundantes.
Com mais relevo, o MedOANet irá identificar e envolver de forma sistemática decisores políticos relevantes e outros parceiros interessados com capacidade de promover a mudança. Este esforço irá resultar num aumento da sensibilização para as questões chave que exigem ação a nível político, e irá promover as condições para o desenvolvimento de políticas coordenadas a nível nacional e institucional atualmente inexistentes na maioria destes países do Mediterrâneo. Serão formados Grupos de Trabalho em cada um dos seis países e serão realizados workshops nacionais que irão servir como fóruns de discussão sobre as linhas de ação de cada país de um modo coordenado. Um workshop Europeu reunirá decisores políticos dos seis países e outros especialistas europeus e contribuirá para uma coordenação regional. O MedOANet irá produzir diretrizes para a implementação de políticas de acesso aberto dirigidas aos principais decisores políticos. Estas diretrizes serão apresentadas e discutidas numa Conferência Europeia que se realizará no final do projeto.
Serão desenvolvidas ao longo do projeto redes estratégicas com outros projetos e outras iniciativas internacionais pertinentes que incidam no acesso aberto à investigação científica tendo em vista a maximização dos resultados do projeto.
Sítio Web: www.medoanet.eu
Parceiros:
• EKT/NHRF www.ekt.gr
Centro de Documentação Nacional, National Hellenic Research Foundation, Grécia
• FECYT www.fecyt.es
Fundacion Espanola para la Ciencia y la Tecnologia, Espanha
• UMinho www.uminho.pt
Universidade do Minho, Portugal
• CNRS www.cnrs.fr
Centre National de la Recherche Scientifique, França
• CASPUR www.caspur.it
Consorzio Interuniversitario per le Applicazione di Supercalcolo per Università e Ricerca, Itália
• Hacettepe Üniversitesi, www.hun.edu.tr, Turquia
• ENCES www.ences.eu
European Network for Copyright in Support of Education and Science, Alemanha
• STICHTING LIBER www.libereurope.eu, Holanda
• University of Nottingham www.nottingham.ac.uk, Reino Unido
Coordenação do Projeto:
Victoria Tsoukala, tsoukala@ekt.gr, EKT/NHRF
National Documentation Centre/National Hellenic Research Foundation
48 Vasileos Constantinou Avenue
11635 Athens
Greece
Tel: 0030 210 7273947
Fax: 0030 210 7246824
www.ekt.gr
Contacto em Portugal:
Universidade do Minho – Serviços de Documentação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Tel: 00351 253 604 150
Fax: 00351 253 604 159
www.sdum.uminho.pt
Deixe uma Resposta