RCAAP agrega revistas científicas portuguesas

As revistas Antropológicas e Motricidade passaram, à semelhança dos 35 repositórios institucionais presentes no portal RCAAP, a serem agregadas diariamente. Estas revistas são as primeiras a serem disponibilizadas na sequência do apelo a manifestações de interesse ao Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) disponibilizado pelo RCAAP.

O SARC é o mais recente dos serviços disponibilizados pelo RCAAP e tem como principais objetivos aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão da produção científica nacional e apoiar as revistas científicas nacionais a publicarem em acesso aberto tornando, ao mesmo tempo, mais eficiente o ciclo editorial e de publicação dos conteúdos através da disponibilização de ferramentas para o efeito.

O SARC disponibiliza um conjunto de serviços associados ao alojamento de revistas científicas, tais como a gestão e manutenção das infraestruturas (equipamentos e software base) e das aplicações de suporte à gestão e operação das revistas científicas (ciclo de vida editorial e disponibilização de conteúdos). O SARC inclui o apoio inicial à parametrização das aplicações de gestão e operação das revistas científicas, o serviço de apoio (helpdesk) e ações de formação destinadas aos gestores e administradores de revistas científicas.

Espera-se que em breve outras revistas selecionadas se possam juntar a estas, quer as geridas pela equipa de projeto, quer as geridas de forma autónoma. A agregação de revistas é possível mediante o cumprimento dos critérios de agregação do portal RCAAP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s