Novo período de candidaturas para criação de repositórios no Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI)

Informam-se todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que, de 24 de Agosto a 17 de Setembro de 2010, se encontra aberto o segundo período (da terceira fase do projecto) de manifestação de interesse e candidatura para criação de repositórios institucionais no Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

O SARI destina-se a ser utilizado, gratuitamente, por qualquer das instituições do sistema científico e do ensino superior para alojamento do seu repositório com individualização de identidade corporativa própria. O SARI oferece o conjunto de serviços associados ao alojamento dos repositórios, como a gestão e manutenção da infra-estrutura (equipamentos e aplicações necessárias ao funcionamento do repositório), garantindo a sua disponibilidade e funcionalidade para as instituições, cópias de segurança dos conteúdos depositados nos repositórios, serviço de apoio (helpdesk) à utilização da infra-estrutura, etc.

A operação e manutenção da infra-estrutura é da responsabilidade da equipa do projecto RCAAP. Mas a operação e gestão de cada repositório é da responsabilidade da instituição a que está associado. Nesse sentido, no processo de adesão ao serviço SARI para além de apoio à configuração inicial, as instituições recebem também formação básica para gestores e administradores de repositórios.

As instituições que estejam interessadas em alojar os seus repositórios institucionais no serviço SARI deverão, até ao dia 17 de Setembro de 2010, comunicar esse interesse enviando uma mensagem de correio electrónico para o endereço info@rcaap.pt, com os seguintes elementos:

1 – Nome da instituição;
2 – Breve caracterização da instituição – 1 a 2 páginas com informação relevante sobre a instituição, nomeadamente: número de docentes/investigadores, dimensão aproximada da produção científica em 2009 – nº de artigos em revistas, nº de teses e dissertações, nº de comunicações em conferências, etc. -, principais áreas científicas, existência de repositório(s) ou sistema(s) de informação semelhantes na instituição, e quaisquer outros elementos considerados importantes;
3 – Identificação e contactos do responsável institucional pelo projecto de alojamento.

As manifestações de interesse serão analisadas e serão seleccionadas 4 instituições para passarem a integrar o serviço SARI. No processo de selecção serão considerados factores como o tipo, dimensão, volume da produção científica e localização geográfica, procurando-se garantir alguma diversidade nas diversas instituições seleccionadas.

Os resultados serão comunicados a todas as instituições que apresentem manifestações de interesse. As instituições que não sejam seleccionadas nesta fase ficarão desde já numa bolsa de candidatos que integrará a próxima fase de manifestações de interesse, para a selecção de mais instituições, que previsivelmente ocorrerá durante o próximo semestre.
Para qualquer informação ou esclarecimento adicional deverão contactar o projecto RCAAP através do endereço info@rcaap.pt.

Sobre o RCAAP
O projecto de criação do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal é uma iniciativa da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, com o objectivo de disponibilizar mais um serviço avançado sobre a rede de investigação e de ensino nacional, a RCTS. A execução do projecto conta ainda com a participação científica e técnica da Universidade do Minho.
O RCAAP visa aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade académica e de investigação científica nacional e facilitar o acesso à informação sobre a produção científica nacional em regime de “open access” bem como integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais neste domínio. O Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) é um dos componentes essenciais do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Advertisements
This entry was posted in SARI and tagged , by Pedro Príncipe. Bookmark the permalink.

About Pedro Príncipe

Profissional da informação, bibliotecas, documentação, e comunicação. Actualmente nos Serviços de documentação da Universidade do Minho a trabalhar como gestor de projectos de Open Access. Formador de TIC. Vivo com paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s