Repositório Comum, serviço disponibilizado pelo Projeto RCAAP, atinge os 85.70% de taxa de cumprimento de depósito legal de teses e dissertações. Estes dados reportam ao final do ano de 2022 e foram disponibilizados pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Aos longos dos anos têm-se verificado um cimentar de boas práticas por parte das Instituições, que se rever-te num crescente cumprimento de depósito deste tipo de produção científica.

Ao efetuarmos um análise por subsistema, apura-se que a percentagem de cumprimento no Ensino Superior Público – Militar e Policial Universitário é de 91.81%, no Ensino Superior Privado – Politécnico é de 86.62&, no Ensino Superior Público – Universitário é de 73.23%, no ensino Superior Público – Politécnico é de 71.28% e no Ensino Superior Privado – Universitário é de 58.05%, como se pode observar no seguinte gráfico:

Há ainda espaço para melhorar e continuar a crescer pelo que caso ainda subsistam dúvidas, poderá consultar o manual de boas práticas acerca deste assunto aqui.

Recorda-se que caso não se disponibilize de imediato o identificador TID aquando da realização dos depósitos, o procedimento de inserção do mesmo em trabalhos já depositados é bastante simples e poderá ser consultado aqui.

Dado que o Repositório Comum é um serviço partilhado, o esforço individual de cada Instituição reverte-se nos números muito positivos da coletividade da Comunidade!

Parabéns, juntos somos mais fortes! 😉

Dúvidas acerca deste ou de outro/s assunto/s?! Contacte-nos!