O Projeto RCAAP passou a usar uma ferramenta, em regime Software as a Service (SaaS) para disponibilização de binários de código aberto.

A tecnologia por detrás dos repositórios científicos RCAAP, DSpace, assenta na linguagem de programação Java. Alguns projetos e outros que planeamos desenvolver, recorrem à tecnologia Apache MavenTM para a gestão de dependências, bibliotecas de código externas que são necessárias integrar nos projetos em curso. É essencialmente por esta característica do Maven, da gestão de dependências, que urge a necessidade de uma ferramenta que possibilite o acesso livre à comunidade, de bibliotecas de código úteis que possam ser integradas nos seus projetos.

O RCAAP tem e terá bibliotecas de código que estão em código aberto e que, para facilitar o uso por terceiros e por uma questão de conveniência, é útil que estejam pré-criadas. No RCAAP quisemos transferir e centralizar as bibliotecas que temos (algumas que foram desenvolvidas e são mantidas por terceiros) de modo a que fiquem acessíveis num único repositório público de acesso livre.

A equipa técnica estudou e testou um conjunto de software: Apache Archiva; JFrog Artifactory Open Source e Sonatype Nexus OSS. e concluiu que o JFrog Artifactory for OpenSource Software era a solução que preenchia os requisitos que inicialmente foram definidos. Foi apresentada uma candidatura para o uso desta solução em modo de Software as a Service (SaaS) que foi aceite pela JFrog.

A solução está neste momento acessível publicamente e poderá ser acedida através do endereço:

https://fccn.jfrog.io/fccn

 

 

 

Post escrito por: Paulo Graça – FCCN