Acesso Aberto, Embargado, Restrito e Fechado: relembrar conceitos…

OpenExistem nos repositórios institucionais 4 tipos de direito de acesso aos documentos:

Acesso Aberto (Open Access) o acesso ao documento é direto e imediato não existindo qualquer obstáculo. O acesso Aberto significa a disponibilização online, sem restrições de acesso, de literatura de caráter académico e/ou científico. Abrange comunicações em conferências, relatórios, teses e dissertações, artigos, capítulos de livros, etc., permitindo a qualquer utilizador, em qualquer parte do mundo, descarregar, ler, imprimir, pesquisar, à distância de um “click”.

O Acesso Fechado (closedAccess) e o Acesso Restrito (restrictedAccess)  disponibilizam, apenas, metadados, impossibilitando o acesso ao texto integral do documento.
restritos

  • Acesso Fechado ou closedAccess – este tipo de acesso é objetivamente o oposto ao Acesso Aberto. O acesso direto e imediato ao documento não é permitido (apenas o administrador do repositório institucional terá acesso).
  • Acesso Restrito ou restrictedAccess – significa que o acesso direto e imediato só é permitido a um grupo restrito de utilizadores, sendo que o acesso direto e imediato ao conteúdo integral do documento não é permitido ao público em geral. O acesso aberto ao documento pode ser definido, por exemplo, para um grupo de utilizadores no domínio da Instituição (controlo de acesso validado por endereço IP).

embargadoO Acesso Embargado (embargoedAccess) significa que não é permitido o acesso imediato ao conteúdo integral do documento durante um determinado período de tempo (a data a partir do qual o documento será disponibilizado em Acesso Aberto deve ser mencionada nos metadados do registo).

Porém, para os registos com Acesso Embargado, Restrito ou Fechado, qualquer utilizador poderá utilizar a funcionalidade “Solicitar cópia ao autor” que possibilita solicitar diretamente ao(s) autor(es) desses recursos o envio de uma cópia por correio eletrónico, preenchendo para o efeito um formulário que é disponibilizado pelo repositório institucional na página desses registos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s