41 anos após o 25 de Abril: projeto RCAAP antecipa comemorações

25abrilHá 41 anos, “Grandôla Vila Morena” foi o despoletar para uma revolução que trouxe muitas alterações transversais às mais variadas áreas da sociedade.

Portugal mudou muito desde a implantação da Democracia em 25 de abril de 1974. Até ocorrer a revolução, o país vivia num clima de medo e opressão. Até à revolução viveram-se 41 anos de um regime autoritário, que governava em ditadura e fazia todos os possíveis para conter as tentativas de transição para um estado de direito democrático.

25 abril2Se por um lado a censura, a PIDE, a pobreza, a fome e a falta de oportunidades provocaram grandes fluxos migratórios, por outro a guerra colinial em África, com várias frentes ativas nas quais os soldados portugueses morriam às centenas, foram factores que contribuíram em grande escala para o descontentamento, levando à organização do golpe militar contra o regime do Estado Novo.

25abril3Para os mais jovens o 25 de abril de 1974 será uma data longínqua, algo até difícil de contextualizar e de imaginar o que era viver nesses tempos… Porém, para quem viveu o antes e o depois deste frenético dia, será, certamente, “assaltado” durante o dia de amanhã por memórias coletivas que ficaram na história como o dia em que Portugal caminhou a passos largos para a democracia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s