Tradições do dia de S. Martinho lembradas no portal RCAAP

S. Martinho11 de novembro dia em que se comemora o S. Martinho. Trata-se de uma efeméride muito acarinhada pela população em geral, não só pela facto de se realizarem diversas atividades alusivas ao assar as castanhas e provar vinhos um pouco por todo o país, como pela lenda que sustenta todas as tradições.

O facto do dia coincidir com a época do ano em que se terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas, do vinho e dos frutos, leva a que esta festa tenha toda uma componente que tende a prevalecer e a enraizar-se ainda mais. Aliás, o consumo da castanha era a base da alimentação, especialmente no campo, antes mesmo da batata chegar à Europa e se espalhar por todo mundo durante o séc. XVII.

Liturgicamente o dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de novembro, dia em que o Santo, falecido em 397 foi a enterrar em Tours, França. A sua generosidade e humildade em ajudar os desfavorecidos fizeram dele um dos santos mais queridos da população. Durante a Idade Média e até uma época recente, era um dos santos mais popular de França.

Ainda hoje a sua lenda continua a ser fonte de inspiração. A partilha da sua capa com um pobre é o mote para a realização de atividades tendo por base provérbios sobre esta temática:

  • No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho;
  • No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho;
  • Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho;

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s