Como integrar Recursos no Portal RCAAP

Todos os dias sentimos necessidade de ter informação de carácter científico disponível, que nos permita pesquisar, consultar e referenciar o texto integral de artigos e outras fontes de informação científica.

Na sociedade atual, o acesso à informação e ao conhecimento é uma alavanca indispensável para o progresso do ensino e da investigação. Por isso, o acesso à informação científica necessita de estar à distância de um clique.RCAAP_logo_horizontal

É neste contexto, que o projeto RCAAP ganha particular relevância,  dado ter por missão:

– aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão da produção científica nacional;

– facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção científica;

– integrar Portugal em iniciativas internacionais através da disponibilização de um agregador da produção académica e científica.

Assim, a integração de recursos (repositórios e/ou revistas) no portal de pesquisa obedece a alguns critérios técnicos e de gestão de metadados descritivos baseados nas diretrizes DRIVER, disponíveis no website do projeto RCAAP.

Para ambos os recursos essa integração pode ocorrer da seguinte forma:

revistas

  Revistas:

A integração é realizada através da adoção de uma plataforma própria que cumpra com os requisitos técnicos, ou através da utilização de um sistema de gestão de revistas, o Open Journal Systems (OJS). Poderão ainda realizar uma candidatura ao Serviço de Alojamento de Revistas Científicas, denominado de SARC.

Para a utilização da plataforma OJS, foi desenvolvido um tutorial para facilitar o cumprimento das regras.

 

  Repositórios:Repositórios

A integração ocorre se a instituição já possuir um repositório institucional, sendo apenas necessário ajustá-lo às diretrizes DRIVER. Não tendo repositório, qualquer instituição pública ou privada do ensino científico nacional, pode utilizar o Repositório Comum para arquivar e tornar acessível a própria produção científica num ambiente partilhado com outras instituições. Qualquer repositório poderá ainda candidatar-se ao Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais, denominado de SARI.

Para ambos os serviços de alojamento, SARC e SARI, abrem periodicamente candidaturas, estando previstas novas chamadas para o início do próximo ano, sendo sempre divulgadas no Website, no Facebook  e Blog do Projeto RCAAP.

A disponibilização da produção científica em acesso aberto tem um impacto indiscutível no acesso à produção científica. No caso do Portal RCAAP, além dos conhecidos motores de pesquisa como o Google, é usual ser um dos principais fornecedores de visitas aos recursos, quer sejam repositórios ou revistas.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s