A ON(Organização das Nações Unidas) reconheceu como Dia Mundial das Crianças o dia 20 de novembro, por ser a data em que a Declaração dos Direitos da Criança, em 1959, foi aprovada. Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional. Contudo, a comemoração efetiva da data é diferente de país para país. Em Portugal a data é comemorada a 1 de junho.

criançaO início desta efeméride remonta ao ano 1945 em que muitos países, após a 2ª Guerra Mundial, não ofereciam boas condições de vida às suas crianças, surgindo em 1946 um grupo de países da ONU que, para tentar resolver o problema, criaram a UNICEF. Apesar deste esforço, os problemas continuavam a surgir e em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres apresentou às Nações Unidas a necessidade de se criar um dia dedicado às crianças em todo o mundo. Esse dia foi comemorado pela primeira vez no dia 1 de junho desse ano.

Sustentando esta importância, realizam-se atividades por todo o país e o portal RCAAP gostaria de se aliar às festividades. Para tal, recomendamos o acesso aos seguintes termos: