DOIS ANOS DE PROJECTO BLIMUNDA

O Projecto Blimunda é uma iniciativa que surgiu no contexto do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) com o objetivo de fazer o levantamento das políticas de auto arquivo, em Repositórios Institucionais, das revistas científicas portuguesas.

Desde o início do Projeto, em 2010, e até ao momento, foram identificadas 273 revistas científicas, das quais 173 (63%) já definiram políticas de auto arquivo, que se encontram registadas na base de dados SHERPA/RoMEO. Os resultados obtidos posicionam Portugal no 3º lugar do ranking de editoras por País do SHERPA/RoMEO.
A maior parte das revistas com políticas definidas são da área das Ciências Sociais (34%) e Humanidades (33%). Seguem-se as Ciências Naturais (13%), Ciências Médicas (9%), a Engenharia e Tecnologia (6%) e as Ciências Agrárias (4%).
Quanto ao auto arquivo em Repositórios Institucionais, 83% das revistas têm uma política bastante permissiva sendo a versão postprint (versão do editor) é a versão mais autorizada.
Em relação ao acesso às versões depositadas, a maior parte das revistas autoriza a disponibilização imediata, isto é, sem período de embargo.
O contacto direto com os responsáveis das editoras e revistas científicas revelou-se de grande importância para os resultados obtidos, uma vez que, contribuiu para o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto e temas relacionados (repositórios institucionais, auto arquivo, acesso aberto, projeto SHERPA/RoMEO, entre outros). Durante este processo, foram registados alguns pedidos de alteração das políticas definidas, na sua maioria, para políticas mais permissivas.
Com base nas questões e dúvidas surgidas ao longo do projeto, e para uma melhor contextualização do mesmo, foi elaborado um documento – Kit de Contato – no qual se destacam as FAQs e as Orientações para a Definição de Políticas de Auto Arquivo.

Apesar de não ter sido contemplada na fase inicial do projeto, foi levada a cabo a tradução do portal SHERPA/RoMEO para a língua portuguesa.
Em 2011, o Projecto Blimunda foi incluído no grupo Open Access Success Stories, uma iniciativa patrocinada pelo Knowledge Exchange.

Posters em conferências em 2011
Projecto Blimunda: Seeing the Unseen
Kit de Contacto para apoio à definição de políticas de auto arquivo em Repositórios Institucionais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s