Arrancou esta segunda-feira, 18 de Outubro, o evento internacional “Open Access Week 2010” que conta em Portugal com a adesão de duas dezenas de instituições de investigação e ensino superior. Até dia 24 esta iniciativa propõe-se dinamizar o Acesso Livre ao Conhecimento, procurando contribuir para aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão online dos resultados da actividade académica e de investigação científica nacional.

Esta iniciativa constitui-se como um evento global que pretende promover a divulgação de acções e projectos no domínio do acesso livre ao conhecimento, nomeadamente a disponibilização de resultados científicos e académicos em repositórios institucionais, a publicação de revistas científicas em acesso livre e a disponibilização de recursos educativos abertos.

A informação relativa ao evento internacional está disponível em www.openaccessweek.org que, com a dimensão de uma rede social colaborativa, conta com o contributo de cerca de 1000 pessoas espalhadas pelo mundo que lá divulgam as informações e iniciativas levadas a cabo pelas diferentes instituições, organizações e grupos informais.
Toda a informação das iniciativas em Portugal, onde se inclui o calendário de acções a realizar e as instituições aderentes, pode ser encontrada em www.acessolivre.pt/semana. Para mais informações contacte info@rcaap.pt ou tel.218440100.

Consulte a press release divulgada.