O Centro Hospitalar do Porto no RCAAP

Sendo o Centro Hospitalar do Porto (CHP) uma instituição cuja actividade principal é a prestação de cuidados de saúde à população tem no entanto uma longa tradição nas áreas de ensino, formação e investigação. Os seus profissionais têm uma produção científica considerável e por essa razão desde há algum tempo a esta parte que alimentava o desejo de criar um repositório institucional.

Mas como é sabido a criação de um repositório exige um investimento significativo e sendo o CHP uma instituição de saúde esta não seria uma área prioritária, principalmente numa altura de recessão económica como a que atravessamos em que os recursos são ainda mais escassos. Mas o sonho existia entre as pessoas que se dedicam à organização desta área na instituição.

Quando pela primeira vez tomamos conhecimento do projecto RCAAP, em meados do ano passado, sentimos que poderia ser a solução, apesar de nessa altura ainda não sabermos muito bem do que se tratava, nem se as características particulares da nossa instituição se enquadravam nos objectivos do projecto.

Como pressentimos a oportunidade o primeiro passo foi aprofundar o nosso conhecimento sobre o RCAAP. Observamos com satisfação que a par de instituições de ensino superior também os Hospitais da Universidade de Coimbra integravam o projecto. O que nos levou a pensar que a nossa instituição teria fortes hipóteses de também vir a ser aceite como parceira.

Estivemos presentes na pré-conferência que se realizou em finais de 2009 em Braga, tendo a oportunidade de contactar com os dirigentes do RCAAP. Constatamos com agrado a dinâmica do grupo e a ênfase dada à participação de todos os parceiros no processo. Apercebemo-nos ainda de que o projecto estava numa fase de franco crescimento e que os seus dirigentes tinham em mente uma série de projectos e actividades para o consolidar. Tratava-se de um projecto dinâmico, o que naturalmente nos agradou, pelo que começamos de imediato a preparar a nossa candidatura.

A oportunidade surgiu com a call de Março de 2010 à qual nos candidatamos. Tivemos o privilégio de ser uma das instituições escolhidas e aqui estamos nós dispostos a dar o nosso contributo para a consolidação deste projecto e aprender com aqueles que já cá estão há mais tempo.

O RCAAP representa a oportunidade de muitas instituições poderem criar os seus repositórios institucionais e disponibilizarem à comunidade a sua produção científica. A dinâmica e empenho que os seus dirigentes demonstram no desenvolvimento e consolidação do projecto, bem como o envolvimento que promovem de todos os parceiros, dão garantias de ser um projecto com futuro.

Por último pensamos que a inclusão de instituições de saúde no projecto poderá vir a ser benéfica para o mesmo.  Se por um lado vem diversificar a oferta científica do Portal com a inclusão de um conjunto vasto de documentos, por outro, introduz no grupo uma nova visão sobre as actividades de I&D, fruto da distinta cultura organizacional face aos estabelecimentos de ensino superior. Estas diferenças poderão e deverão enriquecer o debate interno levando a que o RCAAP se desenvolva sob uma visão abrangente.

Por todos estes motivos é com enorme satisfação que aqui estamos: http://repositorio.chporto.pt/

José Manuel Pereira – Centro Hospitalar do Porto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s