Evolução da Biblioteca Digital do IPB

O portal RCAAP tem assinalado recentemente uma evolução acentuada do número de registos. Este facto deve-se ao trabalho desenvolvido pelo conjunto dos repositórios agregados. O repositório Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança é um dos que tem registado uma evolução individual mais significativa.

O IPB tem apoiado de forma entusiástica o projecto, tendo realizado recentemente a Conferência “Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis – Sistema de Curricula Científicos em 9 de Dezembro de 2009. A presença dos Dirigentes das diferentes Escolas do IPB, reforçou ainda mais a necessidade de contribuir para este recurso e duas das suas Escolas (ESTiG e ESACT) impuseram aos seus docentes/investigadores o depósito de toda a produção científica dos últimos 3 anos.

Avaliando a evolução dos últimos meses, o número de registos depositados é já considerável comparando com a dimensão da instituição, embora não seja demonstrativo de todo o Instituto porque há Escolas que ainda não depositaram grande parte da sua produção científica.

Em termos evolutivos, o depósito anual de informação científica não foi significativo, mas com esta obrigatoriedade, em apenas dois meses, ultrapassou-se o número de registos dos anos precedentes.

O impacto dos depósitos pode ser verificado através do número de consultas e downloads, por exemplo, em Dezembro de 2009, o repositório tinha 682 registos, e totalizou 8,616.6 downloads e 14,754 consultas. No dia 1 de Março de 2010, o número de registos ascendia a 1624 e obteve 13,765 downloads e 28,571 consultas durante o mês de Fevereiro.

Estes dados demonstram o contributo do repositório do IPB na sua missão de integrar, promover a visibilidade dos resultados da investigação e de os disponibilizar à comunidade de uma forma livre e gratuita em formato digital contribuindo desta forma para o acesso livre à produção científica.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s