Workshops sobre ISO 16363:2012

workshopRealizaram-se nos passados dias 24 de abril em Lisboa, 30 de abril no Porto e dia 9 de maio online, os workshops com o objetivo de analisar os planos de ação resultantes da auditoria aos repositórios SARI  com o referencial normativo ISO 16363:2012, que se concluiu no final de fevereiro e que constituiu a primeira etapa do processo.

Dessa auditoria resultaram algumas não conformidades transversais aos repositórios, sendo que a resolução das mesmas passará pela aplicação de boas práticas e troca de experiências de alguns repositórios conformes.

É precisamente neste contexto que a realização dos workshops se revestiram de vital importância dado que as instituições com melhor pontuação em cada um dos requisitos foram convidadas a partilhar as suas experiências e boas práticas que permitirão o cumprimento desses requisitos.

Assim, com estes encontros pretendeu-se tomar conhecimento das principais constatações, as quais foram analisadas e discutidas, em conjunto, de forma a aumentar a maturidade dos repositórios.

Numa segunda etapa prevê-se a elaboração de um plano de preservação digital e uma política de preservação digital transversal a todos os repositórios do consórcio RCAAP.

Esta iniciativa pretende, através de uma visão integrada dos repositórios do serviço SARI, aumentar a qualidade dos repositórios portugueses para enfrentarem novos desafios no futuro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s