A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) passou a integrar o consórcio SCOAP3 – Sponsoring Consortium for Open Access Publishing in Particle Physics (http://scoap3.org/) em representação de Portugal.
O SCOAP3 centra-se no movimento de Open Access na área de High Energy Physics (HEP) e é baseado num novo modelo de OA. Neste modelo, as receitas dos editores provenientes de várias subscrições institucionais passam a ser obtidas por um único interlocutor – o SCOAP3. Assim cada país deve contribuir em proporcionalmente à sua produção científica.
O SCOAP3, para além de procurar fornecer o acesso livre e irrestrito à produção científica HEP (versão final após revisão dos pares) procura ainda conter o custo das revistas desta área aumentando a competição e assegurando a sustentabilidade.
Esta iniciativa integra já 23 países da América, Australásia, Europa e Médio Oriente tendo os mesmos até agora assegurado 68% do orçamento do SCOAP3, (10 milhões de Euros / ano).
O SCOAP3 está cada vez mais perto de abranger e disponibilizar em Open Access toda a literatura sobre High-Energy Physics.
Deixe uma Resposta