FCCN no consórcio SCOAP3

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) passou a integrar o consórcio  SCOAP3 – Sponsoring Consortium for Open Access Publishing in Particle Physics (http://scoap3.org/) em representação de Portugal.

 

O SCOAP3 centra-se no movimento de Open Access na área de High Energy Physics (HEP) e é baseado num novo modelo de OA. Neste modelo, as receitas dos editores provenientes de várias subscrições institucionais passam a ser obtidas por um único interlocutor – o SCOAP3. Assim cada país deve contribuir em proporcionalmente à sua produção científica.

 

O SCOAP3, para além de procurar fornecer o acesso livre e irrestrito à produção científica HEP (versão final após revisão dos pares) procura ainda conter o custo das revistas desta área aumentando a competição e assegurando a sustentabilidade.

Esta iniciativa integra já 23 países da América, Australásia, Europa e Médio Oriente tendo os mesmos até agora assegurado 68% do orçamento do SCOAP3, (10 milhões de Euros / ano).

O SCOAP3 está cada vez mais perto de abranger e disponibilizar em Open Access toda a literatura sobre High-Energy Physics.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s