O DSpace, através do Leadership Group, dos contribuidores e da LYRASIS anunciam que a versão Beta 3 do DSpace 7.0 já está disponível para download e teste.

A Beta 3 é o terceiro lançamento Beta agendado, fornecido para feedback da comunidade e para introduzir as novas funcionalidades da versão 7.0. Dado tratar-se de um lançamento Beta, é totalmente desaconselhada a instalação desta versão em produção.

Ao invés disso, poderá ser instalada em ambiente de teste para exploração. Quaisquer problemas ou bugs podem ser relatados no GitHub (problemas UI, Backend/API issues).

O DSpace 7.0 Beta 3 pode ser implementado para testes públicos num site de demonstração e pode ser instalado manualmente ou através de uma “instalação rápida” do Docker.  As instruções estão disponíveis aqui.

Para saber mais poderão visualizar os seguintes vídeos:

Gravações de uma série de apresentações e workshops sobre esta temática estão disponíveis através dos seguintes links: 

Podem ainda consultar a documentação e edições iniciais que estão a ser preparadas como documentação oficial relativa ao Dspace 7.

Em breve:

  • Beta 4: Lançamento Beta com foco em melhorias de SEO, melhorias nos temas, relatórios estatísticos baseados em Solr e melhoramento do alinhamento do GDPR;
  • Beta 5: Lançamento Beta opcional para resolver quaisquer bugs ou problemas encontrados em Betas anteriores, ou completar quaisquer características incompletas.
  • 7.0 Lançamento Final: A versão final, pronta para produção da 7.0 será lançada assim que todos os Betas acima tiverem sido completados e quaisquer erros importantes pendentes tiverem sido resolvidos. Estimativa aproximada: 1-2 meses após o último Beta.

Mais informações e as últimas alterações podem ser encontradas nos Objectivos de Lançamento do DSpace 7.

Como nota final, indicamos que os Repositórios Institucionais integrados no Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) disponibilizado pelo Projeto RCAAP, no qual o Repositório Comum se integra, o update para a versão 7 será realizada pela Equipa RCAAP.

Para a restante Comunidade, terão de ser as próprias Instituições a realizar o upgrade.

Consultem os links que perspectivem o que será a realidade do DSpace 7!!!