Realizou-se nos passados dias 25 e 26 de Novembro, na Universidade do Minho, a 1.ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, organizada conjuntamente pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, pela Fundação para Computação Científica Nacional (FCCN), no âmbito do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT ).

A 1.ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto reuniu cerca de 180 participantes, dos quais 25 foram provenientes do Brasil, tendo oferecido uma panorâmica actualizada e alargada da situação do acesso aberto nos dois países, quer através de um conjunto de apresentações sobre algumas das principais iniciativas que decorrem em Portugal e no Brasil, quer através das 8 comunicações e 14 posters seleccionadas pela Comissão Científica, entre as quase 40 propostas apresentadas.

Esta conferência decorreu na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os ministros de ciência de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, e dá continuidade às Conferências sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, organizadas pela Universidade do Minho em 2005, 2006, 2008, as duas últimas já no âmbito do projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

A conferência serviu também para apresentar e proceder ao lançamento da integração entre os portais portugueses (RCAAP – www.rcaap.pt) e brasileiro (OASIS.br). A nova versão do portal RCAAP, apresentada na conferência, já integra os conteúdos dos repositórios brasileiros, permitindo a pesquisa conjunta de mais de 130.000 documentos científicos e académicos em acesso aberto (cerca de 50.000 de Portugal e mais de 80.000 do Brasil). A nova versão do portal OASIS.br, com integração da pesquisa nos repositórios portugueses agregados pelo portal RCAAP, foi também apresentada, mas não se encontra ainda em produção.

Foi igualmente apresentado o Directório Luso-Brasileiro de repositórios e revistas de acesso aberto, que pretende referenciar todos os repositórios e todas as revistas de acesso aberto de cada um dos países, funcionando com duas instâncias (uma no Brasil e outra em Portugal), que se sincronizam e actualizam diariamente.

Finalmente, foi anunciada a realização da 2ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto no mês de Novembro de 2011 (em data ainda a designar), na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.